quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pergunta 18: E quanto aos dinossauros?

Muitos cépticos argumentam que a existência de dinossauros comprovaria que a Bíblia está errada no seu relato da criação. Entretanto, já foi discutido aqui que, na realidade, apesar de a Bíblia não mencionar diretamente os dinossauros, isso não significa que ela contradiria sua existência. O fato é que a existência de dinossauros é sim uma prova que, diante deste ponto, seria praticamente impossível que o relato de Gênesis se referisse a dias criativos de 24 horas. Não só pela distância temporal das camadas geológicas em que são descobertos, mas por sua existência em si. Assim, porque a Bíblia não menciona os dinossauros? Será que há pretexto bíblico que aceite a existência deles? Opine!

Pergunta 17: Será que os supostos milagres difundidos atualmente são feitos por Deus?

Eu já assisti pessoas falando que estavam com dor de barriga, dor de cabeça, prisão de ventre, dor nas costas, etc, e foram curadas. Também já ouvi alguns dizendo que conhecem alguém que conhece alguém que foi ressucitado, que levantou da maca. Mas nunca vi ninguém enxergando novamente, que realmente tenha sido ressuscitado, que tenha passado a ouvir, ou qualquer um dos milagres descritos por Jesus para João em Lucas 7:22: "os cegos estão recebendo visão, os coxos estão andando, os leprosos estão sendo purificados e os surdos estão ouvindo, os mortos estão sendo levantados". 
Pode parecer estranho fazer este tipo de comparação, mas isso é necessário. Além de outros fatores a serem considerados, comparar como e quais são os milagres realizados com os de Jesus e dos apóstolos é um fator decisivo para se saber a origem destes milagres. Sim, pois a Bíblia diz claramente em 2 Tessalonicenses 2:9,10: "Mas a presença daquele que é contra a lei é segundo a operação de Satanás, com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos, e com todo engano injusto para com os que estão perecendo, em retribuição por não terem aceito o amor da verdade, para que fossem salvos." Sim, sinais e portentos é o que identificaria a presença daquele que é contra a Lei, isto é, os seguidores de Satanás.
Jesus também deixou claro isso quando, ao explicar como identificar os verdadeiros cristãos, disse: "Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei." (Mateus 7:21-23)
O fato de se fazer obras poderosas não é necessariamente um sinal identificador dos verdadeiros cristãos. É sabido que a magia negra sempre foi uma constante pelas religiões do mundo. A Bíblia mesmo reconhece isso.  (Le 19:26; De 18:9-14; Da 1:20; 2:2, 10, 27; 4:7; 5:11) Portanto, não seria de surpreender isso em meio a falsos cristãos. Paulo reconhece isso em 2 Coríntios 11:13-15: "Porque tais homens são falsos apóstolos, trabalhadores fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, pois o próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os ministros dele também persistem em transformar-se em ministros da justiça. Mas o fim deles será segundo as suas obras."
Assim, será que as suspeitas de muitos em função da grande quantidade de denúncias se confirmam? Será que estes "milagres" são realmente de Deus? Como eram os milagres feitos pelos primeiros cristãos? Deus ainda usa os milagres para atrair discípulos? Estude e responda!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pergunta 16: Qual a diferença entre alma e espírito?

A Bíblia usa palavras e contextos diferentes para descrever "alma" e "espírito". De fato, até de maneira ilustrativa, ela destaca a diferença entre estas duas coisas em Hebreus 4:12: "Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma+ e do espírito, e das juntas e da [sua] medula, e [é] capaz de discerniros pensamentos e as intenções do coração."
O “espírito , em hebraico: ·ahh e em grego pneú·ma, tem significa totalmente diferente de “alma”, em hebraico né·fesh e em grego psy·khé. Rúahh (hebraico) significa "vento, sopro", parecido com pneúma (grego), que significa "respirar" ou "soprar". Portanto, conclui-se que o sentido geral de "espírito" na Bíblia, segundo o significado de suas palavras, é "fôlego".(Lexicon in Veteris Testamenti Libros, de Koehler e Baumgartner, Leiden, 1958, pp. 877-879;Hebrew and English Lexicon of the Old Testament, de Brown, Driver e Briggs, 1980, pp. 924-926; Theological Dictionary of the New Testament, editado por G. Friedrich, traduzido para o inglês por G. Bromiley, 1971, Vol. VI, pp. 332-451.)
Néfesh (hebraico) significa "ser, a pessoa em si" e psykhé (grego) significa "respirar". Portanto, de maneira geral, pode-se concluir que a palavra é empregada para definir uma pessoa em si. (Journal of Biblical Literature (Revista de Literatura Bíblica; Vol. XVI, p. 30), professor C. A. Briggs; The New York Times, 12 de outubro de 1962; The New American Bible (A Nova Bíblia Americana), em seu “Glossário de Termos de Teologia Bíblica” (pp. 27, 28); Lexicon in Veteris Testamenti Libros; Leiden, 1958, p. 627), de Koehler e Baumgartner). 
Diante disso, vemos uma grande diferença na etimologia de alma e espírito. E quanto ao que a Bíblia ensina sobre estas coisas. O que seria então alma? E o espírito? Opine, pergunte, comente e aprenda!

Pergunta 15: Devem os cristãos usarem de santos na adoração?

Segundo o ensinamento católico romano, os santos são os que morreram e estão agora com Cristo no céu, sendo reconhecidos pela Igreja pela sua notável santidade e virtude. O artigo de fé de Trento diz que os santos devem ser invocados quais intercessores junto a Deus, e que tanto as relíquias como as imagens dos santos devem ser veneradas. Outras religiões também invocam a ajuda dos santos. Algumas religiões ensinam que todos os seus membros são santos e isentos de pecado. A Bíblia faz muitas referências a santos. Os anjos também são “santos”. (Atos 10:22Bíblia de Jerusalém)
Mas a Bíblia não diz apenas que os santos estariam no céu. Por exemplo, Atos 9:32, 36-41 (Bíblia de Jerusalém) diz: “Pedro, que percorria todas essas regiões, foi ter também com os santos [ha·gí·ous] que habitavam em Lida. Havia em Jope, entre os discípulos, uma mulher chamada Tabita [que morrera] . . . [Pedro] voltando-se para o corpo, disse: ‘Tabita, levanta-te.’ Ela abriu os olhos, cravando-os em Pedro, e sentou-se. Pedro estendeu-lhe a mão e levantou-a. Chamou os santos e as viúvas, e a apresentou a eles viva.” Claramente, estes santos ainda não estavam nos céus, tampouco apenas um indivíduo notável como Pedro era considerado santo.(2 Cor. 1:1; 13:12)
Sim, os santos não são apenas pessoas que estão no céu, mas a Bíblia se refere aos santos como aqueles que são "batizados em espírito santo", quais seguidores de Jesus. (1 Cor. 12:13; Rom. 8:15-17) Como aqueles seguidores de Jesus, no primeiro século, poderiam de alguma maneira utilizarem-se de si mesmos na sua adoração? Não faria nenhum sentido. Ao contrário! A simples ideia de veneração para com qualquer um deles era abominável. Por exemplo, em Atos 10:25, 26 diz  (Bíblia de Jerusalém): “No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio a seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. Pedro, porém, o reergueu, dizendo: ‘Levanta-te. Eu também sou apenas um homem.’” Visto que Pedro não aprovou taladoração quando estava presente em pessoa, será que nos incentivaria a nos ajoelhar diante de sua imagem? Veja também Apocalipse 19:10. Ao ajoelhar-se perante o anjo, João estava cometendo um erro. "Prostrei-me então diante dos seus pés para adorá-lo.Mas ele me diz: “Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus; pois, dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar.” 
Se os próprios apóstolos recusavam-se de receber adoração enquanto vivos, se os anjos em sua magnificência recusavam-se receber adoração enquanto espíritos, será que os cristãos verdadeiros devem venerar a santos? (Atos 14:11-17) 
Na realidade, a Bíblia mostra que, após os últimos dias, apenas Deus, como o objetivo inicial de Sua criação, é quem será adorado por toda a eternidade. (1 Coríntios 15:27,28)
E quanto à utilização de santos como intercessores?
Jesus Cristo disse: “Rezai, pois, assim: Pai nosso, que estais nos céus, . . .” Portanto, as orações devem ser dirigidas ao Pai. Jesus também disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei.” (Mateus 6:9; João 14:6, 14Missionários Capuchinhos) Assim, Jesus excluiu a idéia de que qualquer outro pudesse desempenhar o papel de intercessor. O apóstolo Paulo acrescentou com respeito a Cristo: “Aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós.” “É capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre para interceder por eles.” (Romanos 8:34; Hebreus 7:25Bíblia de Jerusalém) Se realmente desejamos que nossas orações sejam ouvidas por Deus, não seria sábio aproximar-nos de Deus do modo como a sua Palavra orienta, através de Jesus Cristo que morreu por nós?
Efésios 6:18, 19, (Bíblia de Jerusalém) diz: “Vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos. Orai também por mim, para que, quando eu abrir os meus lábios, me seja dada a palavra para anunciar com ousadia o mistério do evangelho.” Dá-se aqui incentivo para que se ore pelos santos, mas não a eles, nem por intermédio deles.
Opine, pergunte, questione! Devem os cristãos usarem de santos na adoração?

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pergunta 14: Devem os cristãos envolverem-se com a política?

A relação entre política e religião é tão antiga quanto a própria civilização. O próprio Israel tinha seus líderes designados por Deus. (1 Crônicas 28:4; Juízes 2:16) Entretanto, eles tinham um objetivo específico: precederem ao Messias, o Príncipe da Paz. (2Samuel 7:12-16; 1Crônicas 17:11-14; Isaías 9:6, 7) De fato, quando Jesus chegou, ele deixou claro: “Tenho-lhes dado a tua palavra, mas o mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo. Solicito-te, não que os tires do mundo, mas que vigies sobre eles, por causa do iníquo. Não fazem parte do mundo, assim como eunão faço parte do mundo.” — João 17:14-16.
Deveras, os inimigos de Jesus até tentaram envolverem ele na política com perguntas capiciosas, mas Jesus sempre escusou-se e não se envolveu em suas questões. (Marcos 12:16,17; João 6:10-15; 19:21) Sendo assim, será que a Bíblia apoiaria que os cristãos verdadeiros se envolvessem com a política? Até que ponto a cidadania envolve um cristão? Responda e aprenda!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pergunta 13: Será que Deus aprova a participação dos cristãos verdadeiros nos chamados dias santificados?

Os feriados e dias santificados são comuns em praticamente todas as culturas. Os próprios judeus possuíam muitas festividades específicas, como as Festividade das Barracas, a Páscoa (Pessach), a Festividade dos Pães Não-Fermentados, etc. (Êxodo 23:15, 16; Levítico 23:34-36) Segundo a Bíblia, as festividades eram estipuladas pela Lei Mosaica, tendo sua celebração até mesmo regulamentada por esta Lei, e cujo significado era lembrar atos de Deus para com seu povo, além de servirem como paralelos proféticos, de serem importantíssimas ocasiões para a adoração a Deus e de alegria para o povo. (Êxodo 10:9;12:24-27; 34:18-24; Isaías 30:29) Entretanto, a Bíblia fala que "Cristo é o fim da Lei" (Romanos 10:4) De fato, a observância de festividades era motivo de discordâncias entre os primeiros cristãos de origem judaica e gentia, visto que alguns tinham tendências judaizantes. Paulo em suas cartas sempre mencionava isto e, por inspiração, deixou claro: "Pois todos os que dependem de obras da lei estão sob maldição; porque está escrito: “Maldito é todo aquele que não continuar em todas as coisas escritas no rolo da Lei, a fim de as fazer.” Além disso, é evidente que pela lei ninguém é declarado justo diante de Deus, porque “o justo viverá em razão da fé”. Ora, a Lei não adere à fé, mas “quem os cumprir, viverá por meio deles”; e ele continua: "Não obstante, quando não conhecíeis a Deus, então foi que trabalhastes como escravos para os que por natureza não são deuses. Mas, agora que viestes a conhecer a Deus, ou, antes, agora que viestes a ser conhecidos por Deus, como é que retornais novamente às coisas elementares, fracas e mesquinhas, e quereis novamente trabalhar como escravos para elas? Observais escrupulosamente dias, e meses, e épocas, e anos. Temo por vós, que de algum modo eu tenha labutado em vão com respeito a vós. (Gálatas 3:10-12; 4:8-11) Portanto, se festividades judaicas passaram a não ser mais celebradas pelos primeiros cristãos, que diria de festividades pagãs das outras nações? É o caso do Dia de Santo Antônio, por exemplo, que teve origem na Lupercalia romana. (The World Book Encyclopedia, edição de 1973) A bem dizer, praticamente todos os feriados atuais têm origem e costumes pagãos. Assim, será que suas celebrações são aceitáveis para Deus? Será que deus santificaria tais celebrações tornando de algum modo válidas? Será que há base bíblica para isso? Responda e aprenda!


terça-feira, 11 de junho de 2013

Pergunta 12: Será que os cristãos verdadeiros podem pegar em armas?

As Escrituras Hebraicas (VT), em especial, falam repetidas vezes do uso de espada, lança, escudo e de outras armas literais. De fato os israelitas usavam armas em suas guerras ordenadas pelo próprio Jeová. (Números 21:14) No entanto, nas Escrituras Gregas (NT), Jesus deixou claro: “Devolve a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada." (Mateus 26:52) Assim, será que os cristãos poderiam usar armas? Isto valeria tanto para guerras quanto às funções armadas, como policial, segurança, etc?

Pergunta 11: O que é o Hades?


Esta é a transliteração comum para o português da palavra grega correspondente, haí·des. Talvez signifique “o lugar não visto”. A palavra “Hades”, ao todo, ocorre dez vezes nos mais antigos manuscritos das Escrituras Gregas (NT). A palavra é usada em alguns lugares no lugar do em português "inferno" e não significa sepulcro (gr.: tá·fos), nem a um único túmulo (gr.: mné·ma), nem a um único túmulo memorial (gr.: mne·meí·on). A Bíblia diz que o próprio Jesus foi para o hades. (Atos 2:25-27, 31) E ainda que o Hades será destruído no "lago de fogo". (Apocalipse 20:13,14) 

Portanto, o que é o Hades mencionado na Bíblia? Será que existe o inferno de fogo fervorosamente defendido pela grande maioria da Igrejas da Cristandade?