quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pergunta 15: Devem os cristãos usarem de santos na adoração?

Segundo o ensinamento católico romano, os santos são os que morreram e estão agora com Cristo no céu, sendo reconhecidos pela Igreja pela sua notável santidade e virtude. O artigo de fé de Trento diz que os santos devem ser invocados quais intercessores junto a Deus, e que tanto as relíquias como as imagens dos santos devem ser veneradas. Outras religiões também invocam a ajuda dos santos. Algumas religiões ensinam que todos os seus membros são santos e isentos de pecado. A Bíblia faz muitas referências a santos. Os anjos também são “santos”. (Atos 10:22Bíblia de Jerusalém)
Mas a Bíblia não diz apenas que os santos estariam no céu. Por exemplo, Atos 9:32, 36-41 (Bíblia de Jerusalém) diz: “Pedro, que percorria todas essas regiões, foi ter também com os santos [ha·gí·ous] que habitavam em Lida. Havia em Jope, entre os discípulos, uma mulher chamada Tabita [que morrera] . . . [Pedro] voltando-se para o corpo, disse: ‘Tabita, levanta-te.’ Ela abriu os olhos, cravando-os em Pedro, e sentou-se. Pedro estendeu-lhe a mão e levantou-a. Chamou os santos e as viúvas, e a apresentou a eles viva.” Claramente, estes santos ainda não estavam nos céus, tampouco apenas um indivíduo notável como Pedro era considerado santo.(2 Cor. 1:1; 13:12)
Sim, os santos não são apenas pessoas que estão no céu, mas a Bíblia se refere aos santos como aqueles que são "batizados em espírito santo", quais seguidores de Jesus. (1 Cor. 12:13; Rom. 8:15-17) Como aqueles seguidores de Jesus, no primeiro século, poderiam de alguma maneira utilizarem-se de si mesmos na sua adoração? Não faria nenhum sentido. Ao contrário! A simples ideia de veneração para com qualquer um deles era abominável. Por exemplo, em Atos 10:25, 26 diz  (Bíblia de Jerusalém): “No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio a seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. Pedro, porém, o reergueu, dizendo: ‘Levanta-te. Eu também sou apenas um homem.’” Visto que Pedro não aprovou taladoração quando estava presente em pessoa, será que nos incentivaria a nos ajoelhar diante de sua imagem? Veja também Apocalipse 19:10. Ao ajoelhar-se perante o anjo, João estava cometendo um erro. "Prostrei-me então diante dos seus pés para adorá-lo.Mas ele me diz: “Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus; pois, dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar.” 
Se os próprios apóstolos recusavam-se de receber adoração enquanto vivos, se os anjos em sua magnificência recusavam-se receber adoração enquanto espíritos, será que os cristãos verdadeiros devem venerar a santos? (Atos 14:11-17) 
Na realidade, a Bíblia mostra que, após os últimos dias, apenas Deus, como o objetivo inicial de Sua criação, é quem será adorado por toda a eternidade. (1 Coríntios 15:27,28)
E quanto à utilização de santos como intercessores?
Jesus Cristo disse: “Rezai, pois, assim: Pai nosso, que estais nos céus, . . .” Portanto, as orações devem ser dirigidas ao Pai. Jesus também disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei.” (Mateus 6:9; João 14:6, 14Missionários Capuchinhos) Assim, Jesus excluiu a idéia de que qualquer outro pudesse desempenhar o papel de intercessor. O apóstolo Paulo acrescentou com respeito a Cristo: “Aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós.” “É capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre para interceder por eles.” (Romanos 8:34; Hebreus 7:25Bíblia de Jerusalém) Se realmente desejamos que nossas orações sejam ouvidas por Deus, não seria sábio aproximar-nos de Deus do modo como a sua Palavra orienta, através de Jesus Cristo que morreu por nós?
Efésios 6:18, 19, (Bíblia de Jerusalém) diz: “Vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos. Orai também por mim, para que, quando eu abrir os meus lábios, me seja dada a palavra para anunciar com ousadia o mistério do evangelho.” Dá-se aqui incentivo para que se ore pelos santos, mas não a eles, nem por intermédio deles.
Opine, pergunte, questione! Devem os cristãos usarem de santos na adoração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário